Cuiabá, 03 de abril de 2024 – Duas cadelas da raça maltês morreram na terça-feira (2) após serem esquecidas dentro de um veículo de um pet shop em Cuiabá. As cachorras, Liz e Inês, estavam sob os cuidados do estabelecimento para banho e tosa e deveriam ser entregues em casa, mas foram deixadas no carro durante o dia e morreram, possivelmente por sufocamento em decorrência do calor.
Investigação em Curso
A Delegacia Especializada de Defesa do Meio Ambiente (Dema) instaurou um auto de investigação preliminar para apurar o caso. A equipe da Dema foi acionada sobre a morte dos animais e compareceu ao local junto com a Secretaria Adjunta do Bem-Estar Animal e o Conselho Regional de Medicina Veterinária.
Detalhes do Caso
As cadelas eram frequentadoras do pet shop há cerca de três anos. A tutora as deixou no local pela manhã para banho e tosa e aguardava que fossem entregues em casa no início da tarde. No entanto, o dono do pet shop esqueceu as duas cadelas no veículo após realizar outras entregas.
Necrópsia e Possibilidade de Dolo
A dona dos animais está realizando um exame de necrópsia nesta quarta-feira (3) para confirmar a causa da morte das cadelas. A delegada titular da Dema, Liliane Murata, afirma que a investigação busca apurar se houve dolo ou outro tipo de irregularidade por parte do pet shop.
Empenho na Justiça
“A Dema está empenhada em apurar todos os fatos, por se tratar de um caso grave, uma vez que os animais domésticos são como membros da família”, disse a delegada.
Sensibilização e Prevenção
A morte de Liz e Inês é um caso triste que serve para conscientizar sobre a importância dos cuidados com os animais de estimação, tanto por parte dos tutores quanto dos estabelecimentos que oferecem serviços para eles.
Siga o CenárioMT em nosso Canal do WhatsApp para mais informações sobre este caso e outros acontecimentos em Mato Grosso.