Cadela de 7 anos que nunca teve filhotes adota três gatinhos abandonados em MT

Fonte: G1 MT

1 305
Foto: Alzira Cristhina Bandeira Setúbal/ Arquivo pessoal

Uma cadela que nunca havia dado cria adotou três gatinhos que estavam abandonados e está amamentando-os. Rhadija mora em São Félix do Araguaia, a 1159 km de Cuiabá, com a dona, a bióloga Alzira Cristhina Bandeira Setúbal, e tem 7 anos de idade.

Alzira contou que adotou os filhotes porque tem uma gata que recentemente teve filhotes e acreditou que ela pudesse amamentá-los. No entanto, a gata rejeitou os gatinhos. Então, ela começou a alimentá-los, dando leite em uma seringa.

Ela notou que a Rhadija, a cadela ficava inquieta e se incomoda com os gatinhos. Um dia chegou do trabalho e viu que a cadela estava amamentando os gatinhos. Ficou surpresa, porque ela nunca tinha dado cria.

“Acredito que foi extinto animal e o interessante é que a Rhadija nunca foi mãe. Fiquei encantada, pois adoro animal, mas como bióloga sou suspeita”, brincou Alzira.

Segundo ela, o organismo da cadela começou a produzir o leite porque os gatinhos forçaram a amamentação. A cadela desenvolveu o instinto materno e isso foi notado desde o primeiro contato, quando ela começou a se importar com os filhotes, demonstrando inquietude e interesse em cuidar deles.

A bióloga disse que Rhadija está na família desde dezembro de 2011 e que a adotou depois da indicação de um amigo. Ela já tinha um cachorro e queria uma fêmea para fazer companhia e a adotou.

O vídeo mostra a cadela inquieta, dando atenção e segurando os gatinhos pelo pescoço buscando eles para ficar próximos dela.

Alzira contou que trabalha no cartório da cidade e adotou os gatinhos no dia 26 de abril. Além dos três gatinhos que não possuem nome e Rhadija, ela tem o cachorro Ozzy, quatro gatos, a Zatara, o Cérebro, o Zayron e a Morgana.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!