Equipe de plantão da 13ª Companhia de Bombeiros Militar de Lucas do Rio Verde resgataram dois animais silvestres, que estavam no perímetro urbano do município.
A primeira situação aconteceu em uma residência, no bairro Parque as Emas, quando o morador se deparou com um porco-espinho (ouriço-cacheiro) em seu quintal.
O proprietário chegou de viagem e encontrou seu cachorro machucado e com diversos espinhos cravados pelo corpo. O cachorro, para proteger o quintal, acabou investindo contra o ouriço, que para se defender, lançou os espinhos no animal doméstico.
O cachorro foi levado para uma clínica veterinária para receber atendimento.
Já o porco-espinho foi capturado e pelos militares do Corpo de Bombeiros com apoio da Brigada Mista e levado para uma área de preservação permanente.
“Recomendamos a máxima cautela com os animais silvestres e que a sociedade ligue 193 para a captura e evitar acidentes. O período chuvoso é recorrente de avistamento de diversos animais silvestres no perímetro urbano. É preciso co-existirmos com a natureza”, comentou o Cabo BM Alexandre Silva.
GAMBÁ
Os militares realizaram ainda ontem a captura de um gambá na área central de Lucas do Rio Verde. O animal foi localizado no pátio da AABB por funcionários do local, que acionaram a guarnição.
O animal silvestre apresentava um ferimento na região do quadril. De acordo com os militares, possivelmente o gambá foi ferido por um disparo de arma de fogo.
Após resgatado, o gambá foi encaminhado para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres – CETAS – onde passou por cirurgia.
No exame de raio-x, foi possível perceber que o quadril do animal estava fraturado.