Bombeiros realizam queima prescrita para preservação do Cerrado em Chapada dos Guimarães

Fonte: CENÁRIOMT

Bombeiros realizam queima prescrita para preservação do Cerrado em Chapada dos Guimarães
Bombeiros realizam queima prescrita para preservação do Cerrado em Chapada dos Guimarães Christiano Antonucci/Secom-MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) executa nesta terça-feira (04.06) uma queima prescrita na região do Mirante Alto do Céu, em Chapada dos Guimarães, com o objetivo de proteger a fauna e flora do Cerrado e prevenir incêndios florestais. Esta ação é parte do cronograma de medidas preventivas do Governo de Mato Grosso e integra o 1º Curso de Queimas Prescritas da corporação.

Segundo o primeiro-tenente BM Isaac Wihby, do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), o procedimento cria áreas onde o fogo pode ser contido, formando zonas de escape que impedem o avanço do incêndio. “A queima prescrita é essencial para um combate mais eficiente contra incêndios florestais, pois cria áreas onde o fogo ‘morre’ e não consegue mais se propagar”, explicou Wihby.

Este curso inédito no Estado está capacitando 15 militares do Corpo de Bombeiros, que estão recebendo instruções teóricas e práticas em Chapada dos Guimarães. Durante as atividades, os alunos estudarão o comportamento do fogo na região e aplicarão os conhecimentos adquiridos.

A queima prescrita reduz a quantidade de material combustível, prevenindo a propagação de incêndios florestais e oferecendo refúgio para os animais em caso de incêndio. “No Cerrado, que é uma vegetação seca e altamente combustível, a queima prescrita é um procedimento controlado que não prejudica o solo nem as raízes das plantas, protegendo assim a vegetação”, destacou o primeiro-tenente.

O Governo de Mato Grosso está investindo R$ 74,5 milhões em 2023 para combater crimes ambientais, focando principalmente no Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais. O plano inclui monitoramento via satélite, fiscalização, prevenção, combate a incêndios e proteção da fauna.

Este ano, as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais contarão com R$ 30,9 milhões em recursos, destinados à locação de quatro aviões e à contratação de 150 brigadistas, entre outras medidas.

O período proibitivo do uso do fogo foi ampliado em Mato Grosso para diferentes prazos conforme os biomas. Na Amazônia e no Cerrado, o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas está proibido entre 1° de julho e 30 de novembro. No Pantanal, a proibição se estende até 31 de dezembro.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).