O Corpo de Bombeiros emitiu um alerta para não transformar o passeio em rios, cachoeiras e lagos, em uma tragédia, no período do carnaval, e deu dicas de segurança para evitar afogamentos. No ano passado, foram registrados 91 casos de afogamento. Veja as dicas:
- Se ingerir bebida alcoólica, não entre na água
- Não deixe as crianças sozinhas na água ou nas margens dos rios
- Evite permanecer próximo de locais onde haja embarcações
- Fique com a água na altura da cintura, no máximo
- Sempre verifique a condição do tempo, a profundeza das águas e força da correnteza
- Não participe de brincadeiras perigosas
- Nunca entre em local desconhecido
- Nunca nade sozinho
- Divirta-se com segurança e, em caso de emergência, ligue 193
Uma das principais dicas é não entrar na água depois de consumir bebida alcoólica. Além disso, é necessário conhecer o local para evitar armadilhas – rebojos (redemoinhos), correntezas e buracos.
Outra recomendação é atenção com as crianças, delimitando sempre o espaço onde elas devem permanecer.
O Corpo de Bombeiros orienta sobre as medidas a serem tomadas também pelo banhista que presencia um afogamento. Neste caso, deve-se chamar, de imediato, um socorro especializado.
Quando o rio ou córrego começa a encher abruptamente e a correnteza aumenta e o banhista deve estar atento para sair da água antes disso. A dica é observar os arredores, especialmente para os lados da cabeceira, para ver se há indícios de chuva. Outra medida é demarcar um local, para ver o nível água não está subindo. Colocar uma pedra bem visível na altura da água, por exemplo. Se notar o nível subir a uma velocidade acima normal, deve-se abandonar rapidamente o local.