Bombeiros controlam incêndios em Mato Grosso, mas situação segue crítica

Mato Grosso enfrenta grave crise de incêndios florestais; Bombeiros combatem mais de 40 focos

Fonte: CENÁRIOMT

Bombeiros combatem mais de 49 incêndios nas últimas 24 horas em diversas regiões de Mato Grosso
Bombeiros combatem mais de 49 incêndios nas últimas 24 horas em diversas regiões de Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) trabalha incansavelmente para controlar os diversos incêndios florestais que assolam o estado. Após uma madrugada intensa, os bombeiros conseguiram extinguir as chamas que atingiam o Parque Estadual Serra Azul, em Barra do Garças. No entanto, a situação segue crítica, com mais de 40 focos ativos em diversas regiões de Mato Grosso.

A estiagem e a baixa umidade do ar têm contribuído significativamente para a propagação rápida do fogo, dificultando o trabalho dos bombeiros. Além do Parque Estadual Serra Azul, incêndios também estão sendo combatidos em Chapada dos Guimarães, Pantanal, Cuiabá e outras 20 cidades.

Para combater as chamas, o CBMMT mobilizou mais de 186 bombeiros, além de aeronaves, viaturas, máquinas e barcos. Brigadistas de órgãos ambientais, como o ICMBio e a Sema, também estão atuando em conjunto com os bombeiros.

Impacto ambiental e social em Mato Grosso

incêndios, queimadas
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os incêndios florestais causam danos irreparáveis ao meio ambiente, destruindo a fauna e a flora de Mato Grosso, além de contribuir para o aumento da emissão de gases do efeito estufa. A fumaça produzida pelos incêndios também afeta a qualidade do ar e a saúde da população.

O Corpo de Bombeiros alerta para a importância da prevenção de incêndios florestais. A população deve evitar realizar queimadas e denunciar qualquer foco de fogo através dos números 193 ou 190.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).