Em uma operação de resgate emocionante, bombeiros de Santa Catarina salvaram 16 brigadistas que estavam perdidos em uma área de mata fechada no município de Salto do Céu, em Mato Grosso. A equipe, que trabalhava no combate às queimadas, ficou desaparecida por mais de 24 horas.
A operação de resgate foi iniciada após o gerente de uma fazenda informar que seus funcionários estavam perdidos na mata desde o meio-dia de sexta-feira (27). Os bombeiros catarinenses, em parceria com equipes locais, iniciaram as buscas imediatamente, utilizando rádios para manter contato com os brigadistas perdidos.
“Apesar da dificuldade de transmissão na área e da pouca carga de bateria, conseguimos manter contato e fomos adentrando na mata até localizá-los”, explicou o sargento Felipe Santiago Amaro Corrêa, um dos responsáveis pela operação.
Os brigadistas foram encontrados por volta das 14h de sábado (28), sãos e salvos. A equipe de resgate enfrentou diversas dificuldades, como a densa vegetação e o terreno acidentado.
Atuando em diferentes regiões de Mato Grosso, como Salto do Céu, Nova Mutum, Rosário Oeste e Nossa Senhora do Livramento, os bombeiros catarinenses enfrentam grandes desafios no combate às queimadas. O terreno montanhoso e rochoso, aliado às grandes frentes de fogo, dificultam o acesso aos locais e exigem técnicas específicas, como o uso de contrafogo.
“Estamos enfrentando muita dificuldade porque o fogo está morro acima, o que dificulta bastante o deslocamento no terreno”, afirmou o sargento Adriano Fabrício Boit.
Cerca de 20 bombeiros de Santa Catarina, divididos em cinco equipes, estão atuando em Mato Grosso desde o final de agosto. Equipados com veículos e materiais especializados, os bombeiros devem permanecer na região por 30 dias para auxiliar no combate às queimadas.