A cerveja é considerada pelos brasileiros como a bebida mais democrática do país, pois tem para todos os gostos e classes sociais. Não importa se a pessoa gosta dela mais amarga, mais suave, artesanal ou de fábrica, o importante é que ela esteja gelada, “trincando”.
Desta forma, o Anuário da Cerveja divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou dados referentes a produção, consumo, entre outros dados da bebida queridinha. Em Mato Grosso, a produção cresceu 460% em relação ao ano de 2020, ou seja, o estado possui 23 cervejarias registradas.
Segundo dados oficiais, o Mato Grosso ficou entre os 10 que mais possuem cervejarias no país, mas precisamente, em 8º lugar na colocação, com uma cervejaria para cada 155 mil habitantes.
Para estabelecer a importância da expansão do negócio no estado, ressalta-se que Mato Grosso ainda é destaque em geração de empregos, com mais de 1 mil vagas preenchidas no setor cervejeiro.
No Brasil
Em todo o Brasil, existem 1.729 cervejarias registradas no Mapa. Em 2022, o número de estabelecimentos aumentou 11,6%, em relação a 2021. No entanto, em números absolutos, o crescimento registrado em 2022, com 180 novos estabelecimentos, supera o visto em 2021, com 166 novas cervejarias registradas. A média do Brasil é de uma cervejaria registrada para cada 123.376 habitantes.
Entre no grupo do CenárioMT no WhatsApp e receba notícias em tempo real – Clique Aqui!