Uma bebê, de 2 meses, morreu na madrugada desta sexta-feira (29) ao ser internada no Pronto Atendimento (PA) Infantil de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. Os pais da criança foram detidos suspeitos de maus-tratos.
A médica que atendeu a criança na unidade chamou a Polícia Militar depois que suspeitou de uma situação de maus-tratos. A família mora no Bairro Santa Marta.
A profissional relatou aos policiais que a bebê deu entrada no hospital às 4h30. A menina tinha sinais vitais fracos e morreu às 5h10. A médica percebeu que a criança tinha um hematoma na cabeça.
A mãe da criança, de 31 anos, disse à polícia que tinha saído durante a noite para comprar bebidas e deixado a filha com o companheiro dela, de 27 anos.
O pai afirmou que deu remédio para a criança, que teria começado a passar mal. O pai ainda contou que começou a balançar a menina e deu tapas no rosto dela com a intenção de acordá-la.
Quando percebeu a gravidade da situação decidiu levar a menina ao hospital. O casal foi detido e encaminhado à Polícia Civil.
Delegacia
De acordo com a Polícia Civil, o casal foi autuado em flagrante no crime de abandono de incapaz qualificado, com pena de 4 a 12 anos. Os dois ainda podem responder por homicídio ou tortura qualificada com resultado morte.
A polícia aguarda exame de necropsia.
Na delegacia o pai contou que a criança caiu da cama e bateu a cabeça. Tanto ele quanto a mãe são usuários de drogas.
Em janeiro deste ano, quando a menina nasceu, o hospital maternidade de Rondonópolis encaminhou ofício ao Conselho Tutelar, informando que a mãe usuária de drogas havia dado à luz a criança e necessitava de acompanhamento para recuperação da dependência química.
A mulher foi encaminhada para tratamento e o Conselho Tutelar perdeu contato, até que tomou conhecimento da morte nesta sexta-feira.