Batalhão Ambiental apreende 35 quilos de pescado durante operação em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

PMMT
PMMT

Na tarde desta segunda-feira (20.11), o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) realizou uma operação que resultou na apreensão de 35 quilos de pescado da espécie Dourado, em Tangará da Serra-Mato Grosso. Durante a ação, um homem de 56 anos foi detido em flagrante por envolvimento no transporte e comércio ilegal do pescado, recebendo uma multa no valor de R$ 28,5 mil.

A abordagem ocorreu por volta das 17h30, quando a equipe do Batalhão Ambiental estava em uma fiscalização na zona rural da cidade. Durante a abordagem a um homem que saía da cachoeira Salto Maciel em uma motocicleta, os policiais encontraram uma caixa de isopor contendo duas espécies de Dourado e uma tarrafa de aproximadamente dois metros de comprimento.

Ao ser questionado sobre o material, o suspeito alegou ter pescado no Rio Sepotuba e estava levando os peixes para casa, onde afirmou ter mais unidades da mesma espécie. Ao chegarem no endereço do suspeito, os militares encontraram mais seis unidades de Dourado e duas cabeças da mesma espécie dentro de um freezer. O homem confessou que armazenava os peixes e os comercializava.

O indivíduo foi detido em flagrante e conduzido à Delegacia de Tangará da Serra para o registro da ocorrência e demais providências. Além disso, recebeu uma multa no valor de R$ 28,5 mil. As oito peças de Dourado, totalizando 35 quilos, foram destinadas à doação para a Comunidade Terapêutica Resgate e Liberdade, em Tangará da Serra.

A prática de captura, transporte e comercialização de Dourado é proibida em Mato Grosso, conforme estabelece a lei estadual 9.794 de 30 de julho de 2012.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

A Sema-MT atende denúncias da população contra crimes ambientais e pescas predatórias pela Ouvidoria, no telefone 0800 065 3838, pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo WhatsApp (65) 98153-0255 e em suas Unidades Regionais.

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.