A Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, visita Mato Grosso nesta sexta-feira (28). A chegada está prevista para acontecer às 09h30 da manhã em Barra do Garças.
Na agenda, encontros com lideranças locais para discutir os direitos e garantias para crianças e jovens indígenas.
Segundo a assessoria da ministra, durante os encontros ela deve apresentar o Plano de Ação de Defesa das Garantias de Direitos das Crianças e Jovens Indígenas a ser implementado, inicialmente, em comunidades indígenas.
Uma das propostas é articular com os Governos Estaduais e Municipais a implementação do Plano de Ação. Deverão ser avaliadas possibilidades de parcerias para reforçar o enfrentamento às situações de vulnerabilidade do público vulnerável.
A ação deve mobilizar gestores locais, equipes técnicas e lideranças indígenas que atuam com as comunidades indígenas nos municípios (FUNAI e SESAI).
A equipe da ministra deverá conhecer a realidade local, a fim de colher informações para a elaboração e o aperfeiçoamento das diretrizes, parâmetros e fluxos de proteção dos direitos humanos das crianças e dos jovens indígenas em situação de vulnerabilidade.
O evento também contará com a presença de autoridades locais e regionais.