A Prefeitura de Barra do Garças, através da Secretaria de Saúde, irá retomar a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 neste sábado (06). Os cidadãos que estiveram com a segunda dose atrasada pela falta de imunizantes da Astrazeneca poderão realizar a intercambialidade de vacinas, com a aplicação de imunizante de outra fabricante.
Devido ao desabastecimento dos imunizantes da fabricante AstraZeneca, Barra do Garças teve que suspender a aplicação da segunda dose por cerca de quinze dias, chegando a ter mais de mil pessoas com a vacinação atrasada. O secretário, Adilson Tavares, explica que o município chegou a enviar ofício à Secretaria de Estado de Saúde solicitando a entrega de mais imunizantes, ou a autorização para realizar a intercambialidade das vacinas.
Em reunião realizada na última quinta-feira (04/11), com o Comitê Covid de Barra do Garças, responsável pelo operacionalização da campanha de imunização contra a Covid-19, Ministério Público e Procuradoria Jurídica, ficou definido a intercambialidade das vacinas, ou seja, poderá ser aplicado imunizantes de fabricantes diferentes em pessoas com a segunda dose atrasada.
Conforme nota técnica enviada pelo Ministério da Saúde, a troca das vacinas fica autorizada em situações de emergência, como por desabastecimento de imunizantes de um mesmo fabricante para aplicação de segunda dose, assim como fica garantida a segurança e eficácia na intercambialidade dos imunizantes.
O dia “D” para aplicação da segunda dose, será realizado neste sábado (06/11), no antigo Cecap, próximo a sorveteria Chiquinho, no centro da cidade e na escola Delice Farias, na rua Cristóvão de Jesus, no bairro São José, das 08h da manhã às 17h da tarde.