Barra do Garças realiza dia “D” para vacinação da população com segunda dose atrasada neste sábado

Fonte: CENÁRIOMT

12 63

A Prefeitura de Barra do Garças, através da Secretaria de Saúde, irá retomar a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 neste sábado (06). Os cidadãos que estiveram com a segunda dose atrasada pela falta de imunizantes da Astrazeneca poderão realizar a intercambialidade de vacinas, com a aplicação de imunizante de outra fabricante.

Devido ao desabastecimento dos imunizantes da fabricante AstraZeneca, Barra do Garças teve que suspender a aplicação da segunda dose por cerca de quinze dias, chegando a ter mais de mil pessoas com a vacinação atrasada. O secretário, Adilson Tavares, explica que o município chegou a enviar ofício à Secretaria de Estado de Saúde solicitando a entrega de mais imunizantes, ou a autorização para realizar a intercambialidade das vacinas.

Em reunião realizada na última quinta-feira (04/11), com o Comitê Covid de Barra do Garças, responsável pelo operacionalização da campanha de imunização contra a Covid-19,  Ministério Público e Procuradoria Jurídica, ficou definido a intercambialidade das vacinas, ou seja, poderá ser aplicado imunizantes de fabricantes diferentes em pessoas com a segunda dose atrasada.

Conforme nota técnica enviada pelo Ministério da Saúde, a troca das vacinas fica autorizada em situações de emergência, como por desabastecimento de imunizantes de um mesmo fabricante para aplicação de segunda dose, assim como fica garantida a segurança e eficácia na intercambialidade dos imunizantes.

O dia “D” para aplicação da segunda dose, será realizado neste sábado (06/11), no antigo Cecap, próximo a sorveteria Chiquinho, no centro da cidade e na escola Delice Farias, na rua Cristóvão de Jesus, no bairro São José, das 08h da manhã às 17h da tarde.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!