Barra do Garças realiza dia “D” para vacinação da população com segunda dose atrasada neste sábado

Fonte: CENÁRIOMT

A Prefeitura de Barra do Garças, através da Secretaria de Saúde, irá retomar a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 neste sábado (06). Os cidadãos que estiveram com a segunda dose atrasada pela falta de imunizantes da Astrazeneca poderão realizar a intercambialidade de vacinas, com a aplicação de imunizante de outra fabricante.

Devido ao desabastecimento dos imunizantes da fabricante AstraZeneca, Barra do Garças teve que suspender a aplicação da segunda dose por cerca de quinze dias, chegando a ter mais de mil pessoas com a vacinação atrasada. O secretário, Adilson Tavares, explica que o município chegou a enviar ofício à Secretaria de Estado de Saúde solicitando a entrega de mais imunizantes, ou a autorização para realizar a intercambialidade das vacinas.

[Continua depois da Publicidade]

Em reunião realizada na última quinta-feira (04/11), com o Comitê Covid de Barra do Garças, responsável pelo operacionalização da campanha de imunização contra a Covid-19,  Ministério Público e Procuradoria Jurídica, ficou definido a intercambialidade das vacinas, ou seja, poderá ser aplicado imunizantes de fabricantes diferentes em pessoas com a segunda dose atrasada.

Conforme nota técnica enviada pelo Ministério da Saúde, a troca das vacinas fica autorizada em situações de emergência, como por desabastecimento de imunizantes de um mesmo fabricante para aplicação de segunda dose, assim como fica garantida a segurança e eficácia na intercambialidade dos imunizantes.

[Continua depois da Publicidade]

O dia “D” para aplicação da segunda dose, será realizado neste sábado (06/11), no antigo Cecap, próximo a sorveteria Chiquinho, no centro da cidade e na escola Delice Farias, na rua Cristóvão de Jesus, no bairro São José, das 08h da manhã às 17h da tarde.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]