Banda do Corpo de Bombeiros Militar lança três projetos sociais no Sesc Arsenal

São dois projetos de sensibilização musical e um de formação de músicos

Fonte: Redação CenárioMT

banda do corpo de bombeiros militar lanca tres projetos sociais no sesc arsenal 5c9f6b4c584d2

Crianças dos ensinos fundamental e médio de escolas de Cuiabá assistiram, na tarde desta sexta-feira (29.03), à apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso no teatro do Sesc Arsenal. O concerto marcou o lançamento de três projetos sociais que começam na próxima semana, coordenados pela banda.

O projeto Musicalizar visa ensinar música e disciplina a crianças de 8 a 16 anos. As aulas serão realizadas no ginásio Aecim Tocantins, com vagas para 40 alunos que estejam matriculados e cursando o ensino regular. No início os estudantes aprenderão conceitos de música e a iniciação instrumental a partir da flauta e instrumentos percussivos.

No projeto Concertos Didáticos a banda irá a escolas públicas e privadas realizar apresentações. O regente da banda, Tenente BM Josuel Vieira, é o coordenador dos projetos e conta que os Consertos Didáticos mostrarão aos estudantes os elementos da música de concerto. A composição de uma orquestra, os naipes e o ambiente de apreciação da arte.

O terceiro se chama Tocando Vidas e será realizado em hospitais com o objetivo de promover musicoterapia para pessoas em situação de internação. “O objetivo é dar um alento a quem está numa situação indesejada, já que na literatura da educação musical ela é apontada como um fator de recuperação da saúde”, conta o regente.

O 1º Comando Regional também é parceiro do Musicalizar e dará apoio ao projeto com instruções de prevenção de acidentes. “A criança e o adolescente muitas vezes são vítimas de acidentes perfeitamente evitáveis com informações de segurança preventiva. Vamos aproveitar esse engajamento do Musicalizar para dar mais conhecimento sobre segurança e cidadania a esses jovens”, afirmou o Coronel BM Ricardo Bezerra Costa, comandante do CR1.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel BM Alessandro Borges, destacou que a postura proativa é uma característica dos Bombeiros Militares. “Com o Corpo Musical não é diferente, a proposta dos projetos sociais extrapola as obrigações dos músicos para atender a sociedade. Eles irão trabalhar mais para fazer mais que a missão”, afirmou.

O repertório da apresentação desta sexta incluiu temas famosos do cinema e uma suite de músicas típicas de Mato Groso. As inscrições para o projeto Musicalizar serão realizadas no ginásio Aecim Tocantins, na sede do Corpo Musical do CBMMT e no 1º Batalhão de Bombeiro Militar, entre os dias 01 e 05 de abril. As aulas e atividades do Musicalizar seguem até o mês de dezembro.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!