Uma balsa vai ser inaugurada na segunda-feira (24) para a coleta fluvial de lixo, no Rio Cuiabá. Conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a ferramenta faz parte de uma série de ações adotadas para a preservação de um dos maiores cartões-postais da capital mato-grossense.
A empresa terceirizada contratada para fazer o trabalho vai receber mensalmente pela quantidade de resíduos coletados e não mais pelos maquinários disponibilizados.
Conforme o plano de atuação, o trabalho será feito todos os dias e contará com uma equipe de três funcionários, sendo um operador e dois ajudantes.
A balsa possui 7.20 metros de comprimento, 3 metros de largura e laterais com 1.10 metro de altura, com tela de uma polegada. Além disso, o piso é construído com chapa de aço e forrado com borrachão, garantindo a segurança aos coletores.
De acordo com o planejamento montado pela Secretaria de Serviços Urbanos, em parceria com a empresa responsável pela coleta, a ideia é que o barco ultrapasse a barreira do trabalho em si e exerça também um importante papel na conscientização popular.
A expectativa é de que em momentos programados a embarcação seja utilizada para a realização de atividades de educação ambiental.
A intenção é fazer parcerias com ONGs, escolas e outras entidades, para que a população também utilize a balsa para ocupações relacionadas à conscientização.