Balanço: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso combate 24 incêndios florestais em várias regiões do estado

Fonte: CENÁRIOMT

Corpo de Bombeiros de Mato Grosso combate 24 incêndios florestais em várias regiões do estado
Corpo de Bombeiros de Mato Grosso combate 24 incêndios florestais em várias regiões do estado Crédito - Mayke Toscano/Secom-MT

Nesta segunda-feira (14), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso segue em intensa operação para combater 24 incêndios florestais em diferentes regiões do estado. Mais de mil bombeiros atuam em regime de revezamento, contando com o apoio de brigadistas contratados pelo Governo Estadual e agentes de órgãos federais.

No Pantanal, 120 agentes estão concentrados em um grande incêndio que atinge uma área de difícil acesso na Fazenda GCSJ, localizada dentro do Parque Estadual Encontro das Águas, em Poconé. As equipes contam com suporte aéreo de nove aeronaves, além de caminhões-pipa e maquinário pesado para as operações em solo.

Além deste foco no Pantanal, os bombeiros também enfrentam incêndios em outras áreas do bioma. Um deles ocorre na Estação Ecológica de Taiamã, unidade de conservação federal em Cáceres, enquanto outro atinge fazendas no município de Barão de Melgaço, reforçando o cenário crítico na região.

As operações de combate envolvem uma série de órgãos estaduais e federais, como a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil do Estado, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), além de entidades nacionais como Ibama, ICMBio, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil e Sesc Pantanal.

Além dos focos no Pantanal, outras 15 cidades também enfrentam incêndios florestais, entre elas: Alto Paraguai, Barra do Bugres, Chapada dos Guimarães, Cláudia, Diamantino, Feliz Natal, Marcelândia, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Mutum, Novo Santo Antônio, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Santo Antônio do Leverger e União do Sul.

Com a situação agravada pela seca prolongada e o clima quente, as autoridades locais alertam para os riscos ambientais e pedem o apoio da população no combate ao uso irresponsável do fogo, enquanto as equipes seguem mobilizadas para controlar os incêndios e proteger as áreas afetadas.

A operação reforça o compromisso do estado em preservar o meio ambiente e resguardar a fauna e flora locais, diante de um dos períodos de queimadas mais críticos do ano em Mato Grosso.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!