Nesta quarta-feira (09.10), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso está empenhado em combater 25 incêndios florestais em várias regiões do estado. Mais de mil bombeiros, atuando em regime de revezamento, recebem apoio de brigadistas contratados pelo Governo de Mato Grosso e agentes de órgãos federais.
No Pantanal, 120 agentes, entre bombeiros, brigadistas e servidores estaduais, enfrentam um incêndio em uma área de difícil acesso na Fazenda GCSJ, localizada dentro do Parque Estadual Encontro das Águas, em Poconé. O combate conta com o suporte de nove aeronaves, além de máquinas e caminhões-pipa para ações em terra.
Outros focos de incêndio estão sendo combatidos no Pantanal, incluindo um na Estação Ecológica de Taiamã, em Cáceres, e em fazendas no município de Barão de Melgaço.
As operações contam com o apoio de diversos órgãos, como a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil, Ibama, ICMBio, Exército, Força Aérea, Marinha e Sesc Pantanal.
Além disso, incêndios florestais estão sendo combatidos em outras 15 cidades do estado: Alto Araguaia, Alto Paraguai, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Diamantino, Itiquira, Nova Maringá, Nova Mutum, Novo Santo Antônio, Ribeirão Cascalheira, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger e União do Sul.