A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), do Ministério da Infraestrutura, autorizou o início do processo licitatório para obras de reforma e ampliação do aeroporto regional de Tangará da Serra (MT). Por meio do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), serão destinados R$ 4 milhões. O valor total da obra é de R$ 10 milhões, sendo 60% a contrapartida do estado.
O projeto elaborado pelo governo estadual contempla o recapeamento de toda a pista de pouso e decolagem, mantendo a dimensão em 1.500 x 30 m, e a construção de novo pátio de aeronaves com mais de 15 mil metros quadrados e nova taxiway, ambos já com estrutura de pavimento para jatos de maior porte. Estão previstas ainda obras de drenagem, além de sinalização horizontal, sinalização vertical, balizamento luminoso, iluminação do pátio, biruta iluminada, PAPI e farol rotativo.
O diretor de investimentos da SAC, Eduardo Bernardi, ressaltou a importância do investimento para a região: “Tangará da Serra é importante polo regional agroindustrial. Essa etapa de obras permitirá ao município ampliar os voos comerciais com aeronaves de maior porte, como o ATR 72, trazendo mais desenvolvimento à região”.
A previsão é de que o edital seja publicado pelo governo do Estado do Mato Grosso em até 45 dias.