Autocross: VNT Brasil encerra temporada 2023 no Estado líder do agro

Disputa pelo pódio acontecerá nos dias 1 e 2 de dezembro, em Cuiabá

Fonte: CenárioMT com Assessoria

WhatsApp Image 2023 11 29 at 17.26.02 e1701346100953

A principal competição brasileira de autocross encerra a temporada de 2023 em Mato Grosso, estado líder nacional na produção agrícola. A grande final do Velocidade na Terra – VNT Brasil será nos dias 1 e 2 de dezembro, no autódromo Bom Futuro, em Cuiabá.

Assim como na corrida automobilística, o agronegócio brasileiro supera, a cada plantio, grandes desafios para alcançar uma safra produtiva. Com novo recorde, a produção de grãos na safra 2022/23 chega a 322,8 milhões de toneladas. Mato Grosso contribuiu com 30,2% dessa produção, como aponta a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Praticado por homens e mulheres ligados às atividades do campo, o VNT Brasil tem se consolidado como a modalidade que une o esporte e o agro. Performance, competitividade e tecnologia estão entre os atributos ligados às corridas do Velocidade na Terra que tem atraído marcas ligadas ao setor.

Cuidados extras

A Federação de Automobilismo do Estado do Mato Grosso – FAEMT, é a primeira federação estadual de automobilismo a implantar uma comissão médica permanente para os eventos que acontecem em sua área de abrangência, visando a melhoria constante nos padrões de segurança de seus eventos e excelência no atendimento a traumas em acidentes nas pistas. O primeiro trabalho da comissão será durante a final do VNT Brasil, marcada para acontecer entre 30 de novembro e 2 de dezembro, no Autódromo Bom Futuro, em Cuiabá.

O VNT Brasil está intimamente ligado à criação da comissão, já que a ideia surgiu após um grave acidente envolvendo os pilotos Vanderlei Reck e Wellington Antunes, que resultou em fraturas de vértebras lombares.

“Naquela oportunidade, os pilotos foram resistentes e deixaram de realizar alguns exames, como tomografia. Ou seja, a lesão só foi constatada dias depois e poderia ter causado sérias implicações. Então, decidimos investir na realização de cursos específicos e na montagem de uma equipe padrão”, relata o médico Luciano Berté, que também é piloto da categoria Autocross no campeonato estadual.

WhatsApp Image 2023 11 20 at 10.26.04 1 e1701346037228

Sob a orientação do Dr. Dino Altmann, médico brasileiro que já presidiu a Comissão Médica da FIA, e é membro cativo da Comissão Médica da CBA. em meados deste ano, a comissão começou a realizar cursos e buscar capacitação na área de atendimento a vítimas de trauma. Ainda em junho, com subsídio da FAEMT e com treinamento fornecido pelo Dr. Elson Adorno, membro da Comissão Médica da FAEMT, aconteceu o primeiro curso PHTLS (Prehospital Trauma Life Support ou Suporte Pré-Hospitalar de Vida no Trauma), que foi repetido no mês de setembro.

Autocross: VNT Brasil encerra temporada 2023 no Estado líder do agro 83

Essa etapa garantiu que os profissionais da comissão, médicos, enfermeiros e socorristas que realizaram o curso tivessem capacitação plena para iniciarem os treinamentos específicos de atendimento e remoção utilizando os carros do VNT Brasil, simulando as condições que podem ser encontradas nas pistas. Recentemente, houve uma primeira reunião virtual com o Dr. Leandro Schimmelpfeng, um dos membros mais atuantes da Comissão Médica da CBA para que os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de experiência no automobilismo pudessem chegar à equipe médica da FAEMT.

Atualmente, a Comissão Médica da FAEMT é formada atualmente por 12 médicos e presidida pelo Dr. José Mário Podanosque, com suporte de enfermeiros e técnicos da Nordeste Emergências, através de uma longa e sólida parceria com a empresa. São especialistas em emergências cardíacas, atendimento a queimaduras, cirurgia toráxica, atendimento ao trauma, medicina do esporte, além de um especialista em transporte aéreo de pacientes.

“Acredito que a implantação da comissão médica seja a principal ação que realizamos nesta gestão, pois segurança é e precisa ser a pauta prioritária no automobilismo. Ter profissionais deste gabarito, especializados e treinados garantirão ainda mais segurança para nossos pilotos filiados e para os eventos realizados em Mato Grosso. Estamos dando um passo importante na formação e capacitação desta equipe para recebermos em breve o Parque Novo Mato Grosso que abrigará um complexo esportivo do esporte a motor”, afirma o presidente da FAEMT, Fernando Maggi Scheffer.

Além do presidente da FAEMT, essa iniciativa também foi vista com muito entusiasmo e apoiada pelo presidente da CBA, Giovanni Guerra que pretende realizar um simpósio de medicina voltado ao atendimento médico no automobilismo no início de 2024 para reunir os profissionais da área médica que atuam no automobilismo brasileiro.

“Segurança é a base de tudo. Vamos trabalhar duro e apoiar iniciativa como essa da FAEMT para evoluirmos nos aspectos de segurança em nosso esporte. Nosso automobilismo está avançando a olhos vistos”, afirma Giovanni.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.