A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso recuperou em 2019, até o mês de agosto, 194 veículos roubados ou furtados. A média é de 24 veículos por mês, ou seja, a cada quatro dias, três são localizados.
Se comparado ao mesmo período de 2018, quando 181 unidades foram restituídas, houve um aumento de 7,5% nas ações dos policiais.
As delegacias que mais atuam no combate a esse tipo de crime são Cáceres (48 veículos), Diamantino (48) e Rondonópolis (33).
Boa parte dos veículos estão com sinais identificadores adulterados, por isso, os agentes precisam utilizar técnicas especializadas para descobrir que são produto de crime.
O aumento nas apreensões é fruto da qualificação dos agentes por meio de cursos e oficinas na área de fraude veicular, ministrados por grupos especiais.
“São capacitados não apenas os agentes PRF, mas também de outras instituições. Com policiais mais capacitados, a consequência e o aumento nas apreensões”, destaca o chefe da Seção de Operações da PRF, Alvino Domingues.