Eventos religiosos como missas, cultos e outras atividades que possam aglomerar pessoas em igrejas estão suspensos até o dia 12 de julho. A restrição está prevista no novo Decreto Municipal (nº 4.865/2020) editado neste domingo (28) pelo prefeito de Lucas do Rio Verde-MT, Luiz Binotti.
Do dia 29 de junho até o dia 12 de julho, “estão suspensos cultos, missas ou qualquer outra atividades religiosas presencias, inclusive no que se refere a festividade. Os representantes religiosos podem realizar cultos, missas e outras celebrações religiosas, através dos meios virtuais (On Line)”.
O novo Decreto estabelece ainda a suspensão das atividades presenciais em escolas e universidades públicas ou privadas, com reavaliação quinzenal.
As medidas visa desacelerar as contaminações pelo novo coronavírus e evitar a aplicação do Lockdown em Lucas do Rio Verde, ou seja, o fechamento total da cidade devido a pandemia.
As medidas foram tomadas após reunião dos 15 municípios que fazem parte do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, na última quinta-feira (25), que deliberou sobre medidas uniformes de enfrentamento à pandemia para toda região, e com base na notificação recomendatória do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.
Entre as medidas do novo Decreto estão:
Quarentena domiciliar para pessoas acima de 60 anos, pessoas de grupo de risco e pessoas com suspeita ou confirmada para o Covid-19;
Suspensão de atividades de lazer, eventos, shows e outros, que causem aglomeração, sejam em espaço público ou privado;
Fechamento de parques públicos e privados, praças e equipamentos instalados nesses espaços; suspensão de cultos, missas e eventos religiosos com presença de público;
Suspensão de aulas presenciais em escolas e faculdades públicas ou privadas;
Restrição das atividades de bares, tabacarias e similares com venda somente por sistema delivery ou venda somente no balcão;
Manutenção do toque de recolher das 21h30 as 05h00 do dia seguinte;
Estabelecimentos comerciais ou prestação de serviços devem encerrar suas atividades a partir das 20h30, exceto serviços essenciais;
Os comércios que estiverem em funcionamento devem permitir somente um membro da família e disponibilizar álcool gel ou dispositivo para higienização das mãos.
O Município de Lucas do Rio Verde seguirá à risca as recomendações do MP no que diz respeito à adoção das medidas de distanciamento social prevista na Matriz de Risco do Ministério da Saúde ou do Estado de Mato Grosso.