A população da região do Araguaia (415 km de Cuiabá) poderá debater a implantação de uma fábrica de celulose na região. Durante a audiência pública que será realizada em 22 de março (sexta-feira), serão apresentados os Estudos e Relatórios de Impactos Ambientais (Eia-Rima), bem como as alternativas para mitigação dos possíveis danos ao meio ambiente.
Com a realização da audiência pública, garante-se a participação popular, tornando o processo de licenciamento ambiental mais democrático. É neste momento que os moradores da região poderão sanar dúvidas, propor novas soluções e expressar seus anseios em um processo de construção conjunta.
Para acompanhar a apresentação do Eia-Rima, o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) indicou os representantes das secretarias de Meio Ambiente (Sema) e Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Fundação Ecológica Cristalino (FEC). Os interessados podem acessar o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (Eia-Rima) no site da empresa.
De acordo com a Euca Energy, empresa responsável pelo empreendimento, a expectativa é gerar 4 mil empregos e investir cerca de R$ 12 bilhões na região do município de Alto Araguaia. O é instalar uma fábrica de celulose branqueada de fibra curta (BHKP) no estado de Mato Grosso para produzir 2 milhões de toneladas por ano de celulose branqueada de eucalipto para exportação.