Assistência Social presta auxílio e realiza busca ativa de moradores de rua em Sinop

Fonte: CENÁRIOMT

1 333

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação realiza continuamente o trabalho de busca ativa dos indivíduos em situação de rua de Sinop. Conforme a secretária da pasta, Scheila Pedroso, existe uma união de forças para que essas pessoas sejam acolhidas e recebam todo o suporte necessário para sair do estado de vulnerabilidade.

“Não basta dar apenas abrigo e comida, queremos que essas pessoas tenham dignidade. Que tenham saúde, emprego, apoio para abandonar vícios e, até mesmo que voltem para o seio de seus lares. Sabemos que para o sucesso de nosso trabalho, também, precisamos que eles queiram a nossa ajuda, infelizmente, mesmo após o acolhimento da Assistência Social muitos retornam para as ruas, porque eles têm o livre arbítrio. Mas isso não inibe de continuarmos este trabalho, pois, a cada pessoa que vemos a vida transformada temos uma grande vitória”, comentou a secretária.

Somente em 2020, 1.496 pessoas foram abordadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Desses, 98 foram encaminhados para Centro de Recuperação Ebenézer, três para o Lar Cristão, 17 para Centro de Apoio e Reabilitação de Toxicômano e Alcoolistas de Sinop (CARTAS) e 261 para a Casa de Passagem Municipal.

Também foram realizadas 306 orientações, 171 inclusões ao Cadastro Único, construído 76 currículos, encaminhadas 60 pessoas para o Sistema Nacional de Empregos (SINE), 176 moradores de rua receberam atendimentos médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 10 iniciaram o tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Houve ainda a doação de 93 auxílios alimentação, oito cestas básicas, 65 passagens interestaduais e 105 passagens intermunicipais. E, somente nos três últimos meses do ano, 117 pessoas foram abrigados em hotéis.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!