O artista cigano mato-grossense Aluízio de Azevedo está levando a cultura e a arte de Mato Grosso para o mundo. A partir desta quarta-feira (06.11), ele participa da Exposição Artes Minorias e Direitos Humanos, que será realizada no Centro de Artes da Escola Internacional de Genebra (Ecolint Centre des Arts of the International School of Geneva), na Suíça.
Na exposição, Aluízio apresentará o filme de curta-metragem “Caminhos Ciganos”, que retrata a história e a cultura do povo cigano em Mato Grosso. A obra foi viabilizada com recursos da Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (Secel-MT) e representa um marco importante para a visibilidade da arte cigana no estado.
Além do filme, o artista também expõe a tela “Totem de Mim LGBTQIAPN+ Cigane”, uma obra que aborda a identidade cigana e a luta por direitos.
Para Aluízio de Azevedo, a participação nessa exposição é uma grande conquista. “É uma oportunidade de mostrar para o mundo a riqueza da cultura cigana e de denunciar as desigualdades e o preconceito que ainda enfrentamos”, afirma o artista.
O evento, que é gratuito, conta com a participação de artistas de diversas partes do mundo e tem como objetivo promover a diversidade cultural e a defesa dos direitos humanos.