Uma arquiteta de Cuiabá está fazendo uma campanha em busca de profissionais e empresas interessadas em ajudar na reforma das salas de descanso dos enfermeiros do Pronto Socorro de Cuiabá e de hospitais públicos. O objetivo do projeto é transformar ambientes de descanso dos profissionais da saúde em lugares confortáveis nesse momento de pandemia.
A arquiteta também criou uma vaquinha pela internet para quem quiser fazer doações.
A ideia surgiu do grupo de estudos de neuroarquitetura da arquiteta Natalia Rubio. Eles pesquisaram e identificaram que em outras cidades do Brasil voluntários estavam reformando salas para os enfermeiros, as chamadas de sala de descompressão. Eles tiverem ambientes que eram frios e mal organizados, transformados.
“Fechei o meu escritório por conta do isolamento social e muitos dos meus trabalhos estão paralisados. Comecei a ficar angustiada e acompanhando os noticiários percebi que precisava fazer algo”, afirmou a arquiteta.
De acordo com a arquiteta, é possível, com poucos recursos, amenizar o estresse diário do profissional que está sendo altamente demandado durante a pandemia do coronavírus.
Entre as vantagens já comprovadas estão: o aumento da produtividade, sentimento de bem estar, integração das equipes, bem como prevenção de doenças e afastamentos dos servidores.
Nessa segunda-feira (20), o projeto foi aprovado junto com o diretor do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Alexandre Belloto, e o médico Eduardo Andraus Filho.
Segundo os médicos, nos últimos meses, o número de atestados de afastamento apresentados foi muito grande e que o projeto poderá diminuir os afastamentos.