A arara da espécie Canindé foi resgatada nesta segunda-feira (20) por policiais do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), em Cuiabá.
A PM foi acionada por volta das 12h, por funcionários da uma empresa frigorifica que encontraram a arara com um corte na asa em uma região de mata. A PM esteve no local e identificou que o ferimento na asa direita da arara foi proveniente de linha de pipa.
O animal foi capturado e de imediato foi encaminhado pelos policiais à Clínica Veterinária Anjos da Guarda em Várzea Grande.
Os policiais ambientais ressaltam que fazer uso de cerol, vidro, linha chilena ou qualquer outro material cortante é proibido segundo a lei 8.137 de 1990 do Código Penal. Quem for pego infringindo, ou seja, expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente pode chegar a ser detido sob pena de 3 (três) meses a 1 (um) ano de prisão, se o fato não constitui crime mais grave.
A Lei Municipal nº 4.349 de 14 de março de 2003, ou “Lei do Cerol” de Cuiabá também proíbe a utilização de cerol ou qualquer outro tipo de material cortante nas linhas de pipas ou similares.