Uma operação coordenada pelas Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) do Rio Grande do Norte, Mato Grosso e a Delegacia da Polícia Federal em Vilhena/RO foi deflagrada nesta quarta-feira (13), dando início à Operação Tocaio. O objetivo principal é aprofundar as investigações relacionadas a uma apreensão de aproximadamente 160kg de cocaína, realizada pela Polícia Rodoviária Federal, que estava escondida em um compartimento falso de um caminhão. O caso ocorreu na cidade de Macaíba/RN, situada na Região Metropolitana de Natal, em dezembro de 2023.
Segundo informações da Polícia Federal, a operação inclui o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em Vilhena (RO) e um mandado de prisão preventiva em Cuiabá (MT). Todas as ordens foram expedidas pela 1ª Vara da Comarca de Macaíba/RN.
Durante o desenrolar das investigações e com a quebra do sigilo de dados dos suspeitos detidos na ocasião da apreensão, autorizada pela Justiça, um sítio na cidade de Vilhena foi identificado como o local onde a carga de cocaína foi carregada. Um dos indivíduos apontados como responsável pelo transporte da droga foi preso hoje na capital do Mato Grosso.
As ações da FICCO em Natal/RN são compostas por diversos órgãos, como a Polícia Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) e Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (SESED), todos unidos no enfrentamento ao crime organizado.