Um aposentado de 56 anos, que perdeu as mãos após sofrer uma descarga elétrica em 2004 durante a instalação de um ar-condicionado, precisou se acostumar à nova vida e decidiu adaptar uma bicicleta para conseguir praticar o ciclismo com os amigos. Vanderlei de Lima Dias, que mora sozinho em uma casa no Bairro Jardim Imperador, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, também realiza as tarefas domésticas.
Segundo Vanderlei, o ciclismo surgiu na vida dele há um ano e meio, após um amigo dizer que andar de bicicleta era muito bom.
“Ele chegou um dia e disse: ‘É tão bom andar de bicicleta, se você pudesse, veria como é bom, mas você não pode’. Foi então que um dia peguei uma bicicleta e fui até a empresa dele. Aí ele falou: ‘Você anda de bicicleta?’. E eu respondi: ‘Por que não?’”, contou.
Vanderlei conta que, logo após o acidente, foi difícil realizar algumas atividades do dia a dia, mas com muita insistência ele conseguiu se adaptar, começando pelas tarefas mais simples.
“Teve uma vez que cheguei em casa, peguei um pão, coloquei no braço e fui tentando cortá-lo, mas quando não caía a faca, caía o pão. Eu não desisti, peguei o cabo da faca, coloquei na boca, peguei o pão, furei no meio, cortei, abri o pão e consegui”, contou.