A Prefeitura Municipal de Cuiabá informou que foi descartada a suspeita de coronavírus na paciente que teve que ser isolada no antigo Pronto-Socorro de Cuiabá, após temer ter contraído o vírus depois de vir para o Brasil de Milão, na Itália. Segundo a Prefeitura, todos os exames apontaram negativo e a paciente foi liberada da observação.
Mesmo antes de receber um caso do tipo, a Prefeitura de Cuiabá havia adotado uma série de medidas que visam a orientação sobre como evitar o contágio e atender de forma correta e humanizada casos suspeitos da doença.
Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a paciente foi avaliada pela equipe médica e passou por todos os procedimento padrões requeridos pelo Ministério da Saúde.
Embora ela não apresentasse os sintomas da doença, para corresponder à cautela que o caso exige, o Secretário de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho solicitou que a paciente fosse internada no isolamento para ser acompanhada. A iniciativa se deu pelo único fato de ela ter viajado para fora do país. Após resultado negativo, ela foi liberada.
Casos em MT
Até o momento, três casos foram reconhecidos pelo Ministério da Saúde como suspeitos em Mato Grosso. Eles estão em Glória D’Oeste (1), Alto Taquari (1) e Sorriso (1). Os pacientes apresentam sintomas relativos à doença respiratória e possuem histórico de viagem para países onde há a circulação do novo vírus.
Os quadros clínicos encontram-se estáveis e sem complicações clínicas que exijam internações. Os casos estão em isolamento domiciliar e seguem monitorados diariamente pelos serviços de saúde local e pela SES.
Leia a nota da Prefeitura:
NOTA À IMPRENSA
Sobre a paciente que buscou atendimento na Policlínica do Verdão com suspeita de Coronavírus, a Secretaria de Saúde informa que:
-Todos os exames protocolares do Ministério da Saúde realizados na referida paciente apontaram negativo para coronavírus.
– O resultado já era esperado pela equipe médica que realizou o acolhimento a paciente pela ausência de sintomas relativos ao coronavírus.
– A paciente será liberada da observação/isolamento ao qual havia sido submetida pela cautela de ter regressado de uma viagem à Milão/Itália.