Após entrar na Justiça, mãe consegue cirurgia para bebê que nasceu com má formação em MT

Fonte: G1 MT

bebe

Após acionar a Justiça, por meio da Defensoria Pública, Lucineia Pereira Gomes, que mora em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, aguarda o resultado de exames de Covid-19 para embarcar para um hospital de Ribeirão Preto (SP), onde o filho, que nasceu com má formação no crânio e no coração vai passar por cirurgia.

Ela deu à luz a Enthony Alessandro Pereira Lopes no dia 19 de agosto, com 37 semanas de gestação.

Lucineia havia feito vários exames de ultrassom e nenhum deles mostrou que Enthony tinha alguma enfermidade.

Com 37 semanas descobriu que ele tinha má formação no crânio e não se sabia ao certo de que tipo, mas também atingia o coração, e que o parto deveria ser feito imediatamente.

Ela foi encaminhada para o Hospital Regional de Sorriso e, após o parto, o bebê foi direto para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Em princípio, os médicos fizeram exames na cabeça ele foi diagnosticado com craniossinostose complexa.

A craniossinostose é caracterizada pelo fechamento precoce dos ossos do crânio do bebê, que resulta em deformidades no formato da cabeça.

No dia 24 de agosto, Lucineia encaminhou um processo para a Defensoria Pública da União de Mato Grosso (DPU) solicitando a transferência de Enthony para uma UTI em Cuiabá.

Outros exames foram feitos e foi detectado que o bebê também tem uma má formação no coração, em que a válvula pode se fechar e ocasionar na morte dele. Enthony precisa fazer uma cirurgia.

Segundo Lucineia, em princípio, a resposta da Defensoria é de que está aguardando a resposta dos hospitais fora de Mato Grosso que possam fazer esse tipo de cirurgia.

“Já faz 20 dias que estou com ele na UTI e há 15 dias estamos tentando um meio de salvar a vida de meu filho. Como mãe estou desesperada, pois não sei quanto tempo ele tem”, afirma.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!