Cinco dias após a Associação Comercial de Lucas do Rio Verde (ACILVE) e Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) solicitarem a reabertura de estabelecimentos comerciais, a cidade vive uma segunda-feira (30) completamente normal. O vai-e-vem de veículos e pessoas é frenético.
O Decreto Municipal nº 4.689/2020 flexibilizou na última quinta-feira (26) o funcionamento do comércio. O decreto trouxe à tona também, recomendações que busca o equilíbrio entre o combate à doença e a situação econômica no município.
Mesmo com orientações específicas, como, evitar aglomerações de pessoas, proibição de consumo de produtos no interior dos estabelecimentos e distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas, foi possível constatar que tais recomendações não estão sendo respeitadas em algumas áreas da cidade, conforme o decreto.
No centro de Lucas do Rio Verde, local em que concentra maior movimento de transeuntes, as portas das agências bancárias serviam como pontos de aglomerações de pessoas, entre elas, idosos.
Idosos, pessoas com determinadas doenças e gestantes fazem parte do chamado grupo de risco.
Por outro lado, percebe-se que há de fato comerciantes atentos às normas sanitárias, pois grande parte disponibilizou produtos de limpeza e água corrente para a assepsia dos clientes. Bem como o reforço na higienização dos estabelecimentos comerciais.
Ressalta-se que continuam suspensos eventos ou atividades que demandem aglomeração de público, como reuniões, festas, cultos, missas e celebrações religiosas presenciais, e está proibido o funcionamento de feiras, parques públicos e privados, casas de shows, bares, boates, casas noturnas e similares, academias, ginásios esportivos e campos de futebol.
As atividades escolares públicas e privadas continuam suspensas até o dia 05 de abril de 2020.
DADOS ATUALIZADOS DO CORONAVÍRUS ÀS 14H48, DIA 30/03/2020
Em Lucas do Rio Verde
Em Mato Grosso
Mato Grosso tem 16 casos confirmados de coronavírus e 556 casos são investigados, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde ontem, domingo (29).
No Brasil
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 12h55 desta segunda-feira (30), 4.371 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil com 141 mortos.