O aplicativo Pardal, utilizado para denunciar irregularidades durante o período eleitoral, já recebeu 1.608 denúncias relacionadas às Eleições Municipais de 2024 em Mato Grosso. Deste total, 867 denúncias envolvem candidatos(as) a vereador(a), 430 são relacionadas a prefeitos(as), 298 a partidos ou coligações e 13 a candidatos(as) a vice-prefeito(a). Os dados são atualizados em tempo real por meio do Pardal Web.
Entre os tipos de irregularidades mais denunciadas, as relacionadas à internet lideram, com 461 registros, seguidas de 414 casos não especificados. Denúncias de uso indevido de bens públicos somam 146, enquanto irregularidades em banners, cartazes ou faixas foram apontadas 99 vezes. Também foram registradas 93 denúncias de irregularidades com adesivos, 77 envolvendo o uso de alto-falantes ou amplificadores de som e 67 em propriedades particulares. Além disso, 57 denúncias envolveram omissão de informações obrigatórias nas campanhas.
A prática de boca de urna gerou 47 denúncias, e a propaganda irregular em outdoors aparece com 42 registros, mesmo número de casos envolvendo folhetos ou santinhos. A confecção e distribuição de brindes foi mencionada 29 vezes, enquanto comícios e showmícios motivaram 27 queixas.
Dos casos denunciados, 31% resultaram em peticionamento no Processo Judicial Eletrônico (PJe), 54% foram baixados do sistema, e 15% permanecem em andamento. O município de Sinop lidera o ranking com 183 denúncias, seguido por Cuiabá, com 134, e Rondonópolis, com 110 registros.
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso reforça a importância de anexar provas, como fotos e vídeos, para que as denúncias possam ser devidamente investigadas.