Anta é resgatada no Pantanal com patas e coxa queimadas

A anta foi transportada para o Hospital Veterinário da UFMT

Fonte: CenárioMT

Anta é resgatada com patas queimadas no Pantanal - Foto por: Sema/MT

Uma equipe formada por técnicos da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), médicos veterinários e voluntários, entre eles uma bióloga, resgataram uma anta que apresentava ferimentos causados por queimaduras nas quatro patas e na coxa direita. O resgate aconteceu quando a equipe distribuía bebedouros de plástico em locais que estão com escassez ou falta de água, na região do Pantanal, na sexta-feira (28.08).

O gerente de Fauna Silvestre da Sema, Waldo Troy informou que a equipe saiu a campo para colocar os bebedouros pela Transpantaneira quando um senhor os avisou que tinha uma anta em sua propriedade com ferimentos causados por fogo. O animal, uma fêmea de aproximadamente 2 anos, estava dentro de uma fonte de água no quintal da residência.

“Estávamos implantando e enchendo os últimos bebedouros de plásticos e nos preparávamos para voltar para Cuiabá quando este senhor pediu ajuda para socorrer o animal que se encontrava em sua propriedade. Estamos colocando bebedouros e frutas silvestres debaixo de pontes e em matas de propriedades rurais que estão muito secas”, explicou.

Na residência a anta foi sedada e transportada até a pousada Jaguar, localizada na Transpantaneira e que presta apoio logístico a equipe. No local, os veterinários lavaram as feridas, aplicaram antibióticos e cicatrizantes. A equipe passou a madrugada toda cuidando do animal, que na manhã de sábado (29.08) foi levado para o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em transporte custeado pelo Fundo “Pantanal Relief Fund”.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Rodrigo Lampugnani, formado em Ciência da Computação, é fundador do CenárioMT. Inovador no jornalismo digital. Rodrigo Lampugnani é especializado em notícias do Agro, futebol, astrologia e cobertura regional de Mato Grosso. Produz análises esportivas, horóscopos diários e reportagens locais com foco no desenvolvimento do Estado.