ANP participa de operação contra fraudes e fiscaliza mercado de combustíveis em MT e 11 estados

Fonte: CenarioMT

Entre os dias 13 e 17 de outubro, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou fiscalizações no mercado de abastecimento em 12 unidades da Federação, entre elas Mato Grosso, com foco na qualidade dos combustíveis, volume fornecido pelas bombas, e regularidade da documentação dos estabelecimentos vistoriados.

Durante as ações, os fiscais verificaram o fornecimento do volume correto, o estado dos equipamentos, o cumprimento das normas de segurança e a autorização de funcionamento das empresas, além de documentos referentes à movimentação de combustíveis e lubrificantes.

[Continua depois da Publicidade]

O destaque da semana foi a participação da ANP nas operações Alquimia e Primus, deflagradas em diferentes regiões do país. A Operação Alquimia ocorreu simultaneamente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, com o objetivo de mapear fluxos irregulares de metanol, em uma ação conjunta com a Polícia Federal, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Receita Federal. Já a Operação Primus, na Bahia, teve como foco o combate a fraudes no setor de combustíveis.

Em Mato Grosso, a equipe da ANP atuou em Várzea Grande, onde fiscalizou um agente não regulado. Não foram encontradas irregularidades, e uma amostra de combustível foi coletada para análise laboratorial.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo a ANP, as ações são planejadas com base em cruzamentos de informações da Ouvidoria da Agência, do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC), de órgãos parceiros e da área de inteligência, permitindo direcionar a fiscalização a locais com indícios de irregularidades.

Os estabelecimentos autuados podem receber multas que variam de R$ 5 mil a R$ 5 milhões, além de suspensão ou revogação da autorização de funcionamento, após processo administrativo que garante direito à defesa. A interdição, por sua vez, é uma medida cautelar que visa proteger o consumidor até que o problema seja solucionado e comprovado à Agência.

A ANP reforça que denúncias sobre irregularidades podem ser enviadas pelo telefone 0800 970 0267 (ligação gratuita) ou pela plataforma Fala.BR, da Controladoria-Geral da União (CGU).

O público pode acompanhar o resultado das ações pelo Painel Dinâmico da Fiscalização do Abastecimento, disponível no site da ANP.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .