O secretário de Estado de Mineração do Amapá, Jotávio Borges Gomes, visitou Mato Grosso para conhecer as políticas públicas e práticas de mineração sustentável do estado, considerado um modelo para o setor no Brasil. Durante sua participação na 2ª edição da Expominério, em Cuiabá, Gomes destacou a importância de aprender com a experiência mato-grossense para acelerar o desenvolvimento do setor mineral no Amapá.
“Mato Grosso já superou etapas que ainda estamos enfrentando, então, seguir esse exemplo pode nos ajudar a abreviar nosso caminho,” afirmou Gomes, observando as similaridades geológicas entre os dois estados.
A Expominério, patrocinada pelo Governo de Mato Grosso, proporcionou uma oportunidade para o secretário amapaense conhecer de perto as ações e iniciativas do estado para promover a mineração de forma responsável e sustentável. A criação de uma Política Estadual de Mineração, a modernização do cadastramento de atividades minerais e a parceria com a Agência Nacional de Mineração (ANM) foram algumas das medidas destacadas pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso em exercício, Paulo Leite.
“Queremos atrair investimentos que respeitem o meio ambiente e que, acima de tudo, gerem oportunidades para os mato-grossenses,” afirmou Leite.
A visita do secretário do Amapá à Expominério demonstra o interesse de outros estados em aprender com a experiência de Mato Grosso e implementar práticas de mineração mais sustentáveis. A parceria entre os dois estados pode fortalecer o setor mineral em ambas as regiões, gerando desenvolvimento econômico e social de forma responsável.