Hospitais de grande porte em Cuiabá, Várzea Grande, e Sinop, a 503 km de Cuiabá, estão sendo fiscalizadas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Confen). Ao todo, 16 unidades de saúde devem ser vistoriadas pela Força Nacional de Fiscalização após denúncias de irregularidades.
Nesta segunda-feira (28), os fiscais passaram por unidades da região metropolitana e encontraram pacientes em acomodações incorretas, tomando soro com suporte improvisado, desorganização em centro cirúrgico e falta de material de higiene pessoal.
A fiscalização acontece em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MT) e tem o objetivo verificar as atividades desempenhadas pelos profissionais de enfermagem e as condições oferecidas aos profissionais, bem como os riscos oferecidos à população.
Cerca de 15 fiscais de diversas regiões do país participam da operação, que prioriza instituições de grande porte e que acumulam denúncias de irregularidades.
Além das irregularidades na estrutura, em algumas unidades não haviam enfermeiros para executar os procedimentos. Nesse caso, a unidade é notificada pela falta do profissional.
Diante das irregularidades constatadas, o Coren notifica a unidade e há um prazo para adequação. Caso as providências não sejam sanadas, a unidade pode ser multada.
Profissionais em MT
Atualmente, segundo o Coren-MT, Mato Grosso conta com 27.752 profissionais de enfermagem. São 5.372 enfermeiros; 12.003 técnicos e 2.630 auxiliares de enfermagem.