Alunos da Escola Estadual Professora Eucaris Nunes Cunha e Moraes, em Poconé, a 104 km de Cuiabá, viajaram nesta segunda-feira (17) ao Rio de Janeiro para participar da 19ª Jornada de Foguetes, em Barra do Piraí. Eles foram convidados a participar do evento científico depois de construírem um foguete usando garrafa pet.
A viagem de quatro dias foi custeada com doações e campanhas de arrecadação apoiadas por parceiros e amigos da escola.
O foguete construído por Gustavo Sales de Oliveira e Ygor Castilho Santos, ambos de 16 anos, Jaianny Kelly Vieira Ataide, de 15 anos e a professora de biologia e física, Claudia Kelly de Oliveira Magalhães, também tem em sua composição madeira, garrafas pet, folha de raio-X e um tipo de pasta plástica, que tem uma reação química ao ser misturada com vinagre, e bicarbonato de sódio.
A confecção principal durou quatro meses, mas o projeto precisou ser melhorado para atender as exigências do evento.
“A gente teve que fazer algumas mudanças no foguete devido às regras do evento. A base antiga do foguete era de madeira, mudamos para cano de PVC, achamos melhor, pois ficou mais prático. Com isso, nosso foguete ficou bem melhor do que era antes e ganhamos mais metros no lançamento do foguete”, disse Gustavo.
A equipe composta pela professora e os três alunos está feliz e animada, pois conseguiu alcançar a meta de recursos para custear a viagem. Com a ajuda e o apoio de amigos e da comunidade escolar, eles conseguiram comprar as passagens, aprimorar o projeto do foguete e fazer uniforme destacando a as características mato-grossenses.
Para Jaianny Kelly, participar do evento científico nacional traz responsabilidades que são benéficas.
”Uma sensação muito boa e também carrega na consciência um fardo de representarmos o nome do estado de Mato Grosso e a escola Eucaris, que é uma escola pública. Tudo isso creio que capacita tanto eu como os meus colegas, dá uma energia boa, dá um ânimo, uma motivação para a gente competir e dar nosso máximo”, disse.
O evento
A 19ª Jornada de Foguetes em Barra do Piraí será realizada entre esta segunda-feira (17) e quinta-feira (20), em um hotel fazenda. Nesses dias, os participantes terão aulas teóricas e práticas, sob acompanhamento e avaliação de professores. Todos os estudantes que participam são do ensino médio.
O evento reúne as equipes que lançaram o foguete mais distante possível nas escolas, porém, só pode participar uma equipe por escola.
* Sob a supervisão de Pollyana Araújo