Em homenagem ao gênero musical do rock, estudantes da Escola Municipal Octacílio Sebastião da Cruz, localizada no bairro CPA III em Cuiabá, com idades de 4 a 11 anos, participaram, na última segunda-feira (15), nos períodos matutino e vespertino, de uma intensa programação em homenagem a artistas nacionais e internacionais. O projeto conta com um proponente que é o “Instituto Planeta em Pauta”, responsável em viabilizar cachês dos músicos e auxílio nas ações.
O evento também é resultado de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME) com o banco cooperativo Sicredi, relacionada ao projeto “União Faz a Vida”, que trabalha com formação e atualização de métodos e práticas pedagógicas. Confira, no final do texto, a relação de apoiadores.
No total, mais de 150 estudantes participaram do evento, marcado por canções em tributo a ícones do rock nacional, como Renato Russo, Cazuza, Raul Seixas, e a bandas históricas como Legião Urbana, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, entre outras.
Também foram tocadas canções de bandas e artistas internacionais como Beatles, Rolling Stones, Queen, Nirvana, Iron Maiden, Led Zeppelin, Ramones, entre outros. A banda cuiabana “Ponte de Ferro” participou exibindo clássicos do rock e ensinando aos alunos acordes de violão, baixo, guitarra e bateria.
Embora o Dia do Rock seja celebrado mundialmente em 13 de julho, o professor de música Roberto Viana, idealizador do projeto, trata o rock como um gênero musical a ser celebrado todos os dias, pela importância cultural, social e até científica.
“O rock transcende o tempo e conecta gerações. Esse evento é planejado para trabalhar o conhecimento e a cultura, despertar a curiosidade e a imaginação. Estamos na terceira edição e é um dos dias mais belos da escola. É manifestada a cultura com a participação expressiva de alunos e professores”. afirma.
A diretora Elaine Cristina de Souza Penas agradeceu aos parceiros e ao empenho dos professores e alunos para o evento de celebração do rock. “É um dia marcado pela união, amizade e muita cultura. Cabe à escola dar vida e levar conhecimento nas atividades extraclasses. O resultado é muito positivo”.
A produtora da banda Ponte de Ferro, Laura Moreno, é produtora executiva do projeto do Rock nas escolas.
Homenagem póstuma e aprovação infantil
A celebração do rock também foi marcada pela homenagem ao professor de Artes e músico João Batista Pinto Neto, que atuou na escola há 17 anos e faleceu este ano após sofrer um infarto fulminante.
Alunos e professores formaram a ciranda do rock. Também houve uma apresentação de skate na quadra. No espaço, havia ainda tambores com materiais recicláveis produzidos pelos estudantes, com detalhes em tinta. Violões, antes em estado precário, foram pintados de branco e receberam pintura das mãos das crianças e adolescentes.
A estudante do 5º ano A, Ester Silva, tocou flauta com clássicos do rock sob orientação dos professores. Ela aprova a celebração do Dia do Rock. “É muito legal porque a gente se une com os colegas e conhece muita música”.
O estudante do 5º ano B, Murilo Henrique, também compartilha do mesmo sentimento. “É a segunda vez que eu participo. Aprendi a tocar flauta e descobri, com a ajuda do professor, que existem muitas músicas boas de rock”.
Colaboradores
O banco cooperativo Sicredi doou três violões, três guitarras, 25 flautas doces e 25 estantes de partitura. O Instituto Planeta em Pauta contribuiu com o pagamento dos músicos.
Também apoiaram o evento a Federação de Skate e a Pollycredi, esta última por meio do engajamento nas redes sociais. A loja Megasom doou um violão, permitindo a realização de uma rifa. A Secretaria Municipal de Educação, por meio do secretário Amauri Monge e pelo diretor geral pedagógico Paulo Epifânio, contribuiram com propostas para a conclusão da atividade.





















