Alunos das oficinas culturais de ballet e hip-hop participaram, na última semana, da 11ª Conexão Dança. O encontro, promovido pela Escola Palco, foi realizado no município de Sinop, com objetivo de proporcionar uma experiência única de aprendizado e desenvolvimento para dançarinos que desejam se aprimorar em diferentes técnicas e ter contato com grandes nomes da dança.
O evento reuniu profissionais de dança da região, que participaram nos três dias de seminários e workshops sobre ballet clássico e temático, jazz, dança contemporânea, ministrados por profissionais renomados como os bailarinos Alex Siqueira, Emanuelle Petri, Luiz Franke e Vitória Martiny.
Representando o município luverdense, participaram do encontro os professores da Secretaria de Cultura e Turismo, Adão Silva (hip-hop), Alessandra Moura (danças urbanas) e Patricia Santos (ballet), além dos alunos Amabili Dantas, André Guilherme, Beatriz Bonet, Beatriz Camily, Celiane Rosy, Danielly Mendes, Bruna Pereira, Gabriel Rômulo, Eduarda Becker, Eloa Rodrigues, Natália Cavalcante e Thainara Luíza e Vitor Rigo.
“Foi uma experiência muito boa para os nossos alunos. Vivências como essa, fora da cidade, os emocionam, fazem com que eles se apeguem ainda mais pela dança junto com outras pessoas aqui no Mato Grosso que são apaixonados por essa arte, que vivem daquilo e que fazem de tudo para estar ali. Esperamos participar de vários outros eventos como esse”, conta a professora Patricia Santos.
Agora, os alunos se preparam para participar do Festival de Dança de Sorriso, que acontece no mês de agosto.
A 11ª Conexão Dança teve início no dia 07 de julho e foi encerrado no domingo (09), com a mostra de dança, que contou com a participação do “Grupo Aleart”, composta por alunos de hip-hop da Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde, orientados pelo professor Adão Silva. Na ocasião, também foi realizada a audição de ballet clássico e jazz, oferecendo a oportunidade dos alunos a ingressar em escolas e companhias renomadas no Brasil, onde as alunas da secretaria, Beatriz Bonet e Eduarda Becker também participaram.
A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, ressaltou a importância dos intercâmbios envolvendo os alunos para o fortalecimento da cultura em Lucas do Rio Verde.
“O intercâmbio é um momento de bastante aprendizado. Esse evento vem se consolidando no movimento da dança dentro do estado e quando a gente leva os nossos alunos lá, eles têm contato com diversos grupos de toda a região, o que torna o encontro mais especial ainda. Nossos alunos voltaram radiante, se sentiram fortalecidos, tiveram mais confiança ainda no trabalho que estão realizando aqui na secretaria, além de aprenderem novas técnicas, tiveram contato com outros bailarinos, dançarinos, outras culturas e movimentos que enriquecem a ação”, finalizou Luciana.