Conforme divulgado pela Polícia Civil de Mato Grosso, a Operação Norte Seguro foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (2) para cumprir 22 mandados judiciais contra integrantes de uma facção criminosa que atuava em Alta Floresta e Carlinda. Ao todo, foram expedidos 12 mandados de prisão preventiva e 10 de busca e apreensão, com base em investigações conduzidas pelo Núcleo de Repressão a Entorpecentes da Delegacia de Alta Floresta.
Segundo a Polícia Civil, oito pessoas foram presas por ordem judicial. Durante a operação, outros dois suspeitos foram detidos em flagrante — um por posse ilegal de arma de fogo e outro por posse de entorpecentes. Também foram apreendidos uma arma de fogo, munições, drogas e um simulacro de arma.
Investigação identificou estrutura da facção
De acordo com a apuração policial, a Operação Norte Seguro é resultado de meses de investigação que identificaram uma célula estruturada de facção criminosa atuando na região norte do estado. O grupo é investigado por crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Conforme apurado pela equipe do Núcleo de Repressão a Entorpecentes, cada integrante possuía funções definidas dentro da organização. Entre os alvos está o chamado “disciplina”, responsável por impor punições internas, além de membros encarregados da comercialização direta de drogas.
Decisões judiciais e atuação policial
Com base nos indícios reunidos, a Polícia Civil representou à Justiça pela prisão preventiva dos investigados e pela realização de buscas domiciliares. As ordens foram autorizadas pelo juízo da Comarca de Alta Floresta.
O delegado João Lucas Wanick Mattos Guimarães afirmou, em nota oficial, que a Operação Norte Seguro integra uma estratégia contínua de enfrentamento ao crime organizado na região. “O trabalho investigativo qualificado desenvolvido pela equipe foi fundamental para enfraquecer a atuação desse grupo criminoso”, declarou.
Ação integrada e próximos passos
A operação contou com a participação de cerca de 80 policiais civis, incluindo equipes da Delegacia Regional de Alta Floresta e apoio das regionais de Sinop e Guarantã do Norte.
Segundo a Polícia Civil, as investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e aprofundar a apuração sobre a movimentação financeira do grupo, especialmente em relação à lavagem de dinheiro.
- Mandados cumpridos: 22
- Prisões por ordem judicial: 8
- Prisões em flagrante: 2
- Crimes investigados: tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro
A Polícia Civil reforça que denúncias anônimas podem contribuir com investigações em andamento e ajudar no combate ao crime organizado.
Reportagem baseada em informações oficiais da Polícia Civil de Mato Grosso.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.