A história de Cuiabá está registrada nas duas produções de autoria do Sistema Fecomércio-MT, que passaram a integrar o acervo do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT). O segundo volume do livro infantil ‘Almanaque Siminino de Tchapa e Cruz’ e o documentário ‘Sistema Fecomércio Apresenta Cuiabá’ foram lançados em comemoração aos 304 anos da capital mato-grossense. Promovendo o acesso gratuito às obras, o filme está disponível on-line, e o livro, na Biblioteca do Sesc Arsenal.
“Além prestar homenagem à Cuiabá e seus moradores, as obras contam a história da cidade em diferentes perspectivas e contemplam crianças e adultos. Com a disponibilização das produções buscamos aproximar o público da cultura local, que é um dos princípios do Sesc-MT”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.
Focada em despertar o interesse do público infantil, o ‘Almanaque Siminino de Tchapa e Cruz – Volume II’ utiliza recursos como ilustrações, interatividade e quadros do artista plástico Walmir Leite para contar a história de Cuiabá. Prédios históricos, pontos turísticos e personalidades significativas são apresentados aos leitores entre as atividades propostas. A partir do lançamento, o título passou a integrar as ações itinerantes do Sesc-MT, bem como o acervo da do ‘Espaço do Saber’, no Sesc Arsenal, e das unidades ‘Sesc Escola’.
Já o documentário ‘Sistema Fecomércio Apresenta Cuiabá’ tem como protagonista a rua 13 de Junho, uma via centenária que, por concentrar boa parte do comércio cuiabano em prédios históricos, revela fragmentos importantes sobre a história da capital. O filme, com duração de 26 minutos, tem entre seus personagens historiadores e comerciantes que relatam sua conexão com a cidade.