O primeiro programa de inovação aberta de Mato Grosso, o Agro.ind, uma iniciativa do Senai Hub, por meio do Instituto Senai de Tecnologia (IST MT), teve seu encerramento na tarde desta quinta-feira (11.07), com a presença das agroindústrias participantes e as startups envolvidas.
Entre a programação, teve a apresentação de cases inovadores, a premiação das empresas e startups, além de uma palestra sobre inovação aberta, com o especialista Claudio Goldbach.
Durante sua participação, o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, destacou o momento que o estado vive e a importância do investimento em inovação e tecnologia para a industrialização do que é produzido em Mato Grosso.
“A ideia da federação neste novo momento de Mato Grosso é investir em inovação e tecnologia, pensando em como Mato Grosso pode dar um salto de crescimento. A gente entende que as vocações naturais do estado partem do agronegócio e este crescimento no setor se deu principalmente a partir de inovação e tecnologia”, destacou Silvio.
Silvio ainda citou a missão que será realizada para o estado de Illinois, nos Estados Unidos, por meio do Brazilian Techs Connection (BTEC), que é um programa de conexões agroindustriais nacionais e internacionais, que também conecta techs brasileiras com agroindústrias. A missão acontece entre os dias 15 a 24 de julho e também tem como missão promover tecnologia e inovação, tal qual o Agro.ind.
A gerente de Tecnologia e Inovação do Senai MT, Naiara Galliani, destacou a importância da inovação aberta para o fortalecimento das agroindústrias e das startups, por meio das soluções desenvolvidas de forma conjunta.
“Particularmente, eu gosto muito deste mecanismo de inovação aberta, porque considero um método eficiente e nobre de inovar. Eficiente porque a gente se conecta com soluções que normalmente estão mais avançadas, com uma maturidade tecnológica e nobre, porque é uma grande empresa apoiando o desenvolvimento de uma pequena”, disse Naiara.
Inclusive a inovação aberta foi o tema principal da palestra “Inovação aberta e você: tudo a ver?”, com o especialista, palestrante e podcaster, Claudio Goldbach. O especialista falou sobre as diferenças entre inovação aberta e fechada, citou quais competências são necessárias para uma empresa investir em inovação aberta, além de afirmar que “inovação é a premissa para se manter competitivo”.
Pré-lançamento Agro.ind 2
O líder do Senai Hub, Henrique Rolim, também fez uma apresentação do cronograma de atividades do Agro.ind 2, que será a continuação do programa, que será aberto a agroindústrias de Mato Grosso que queiram lançar seus desafios e startups que estejam habilitadas a resolvê-los.
O lançamento da chamada e a divulgação dos desafios está previsto para ocorrer em setembro, para em outubro e novembro as startups inscritas serem selecionadas. Assim como a primeira edição, o programa também organizará uma missão técnica na Rede Senai de Institutos, com local a ser definido.
Avaliação das empresas envolvidas
O diretor de Relações Institucionais da TRC, Fausto Takizawa, avaliou a participação da TRC como satisfatória, principalmente porque os desafios selecionados pela empresa levariam mais tempo para serem selecionados, se não fosse dentro do programa.
“Participar do Agro.ind foi de grande valor para a empresa, primeiro pelos desafios que a empresa levantou pelo programa. São desafios que a empresa sozinha levaria muito tempo para poder encontrar uma solução ou às vezes o desafio ficaria ‘na gaveta’. Então essa parceria do Agro.ind acelerou soluções com a participação das startups”, pontuou Fausto.
Já o CEO da startup Mogai, Franco Machado, disse que o programa propiciou a entrada da empresa no setor da agroindústria, que, segundo ele, era algo que a startup já tentava há alguns anos. A Mogai foi responsável pela resolução de três soluções das 19 na primeira fase do programa.
“O Agro.ind foi muito importante para gente porque tentamos por várias vezes, por exemplo, entrar no setor sucroalcooleiro e na agroindústria da soja e conseguimos entrar pelo Agro.ind. Para nós foi uma porta muito importante, foi muito bom e muito bem organizado pelo pessoal do Senai Hub e com certeza estaremos presentes no Agro.ind 2”, disse Franco.
O programa
Lançado em maio de 2023, o programa Agro.ind tem como missão levantar desafios de agroindústrias e buscar soluções de startups de todo o país.
Nesta primeira edição, 13 startups do país foram selecionadas para desenvolverem e testarem soluções aos 19 desafios das sete agroindústrias de Mato Grosso parceiras do programa: Agro Amazônia, Barralcool, Destilarias Novo Milênio, Fiagril, Natter Âmbios, ROOT BR e TRC.