Potencializar a produção do algodão na região Médio Norte de Mato Grosso (MT), em especial, o eixo da BR-163. É com esse objetivo que a Agro Baggio John Deere em parceria com a Stoller Brasil, realizou nesta quinta-feira (13) a segunda edição do Algodão em Foco.
O evento, que tratou ainda sobre as perspectivas da cotonicultura e desafios de mercado, reuniu centenas de profissionais, no auditório da Fundação Rio Verde de Pesquisas, em Lucas do Rio Verde.
De acordo com o gerente da unidade da Agro Baggio em Lucas do Rio Verde, Roberto Petri, o município concentra a maior área de produção de algodão da região. Nesse sentido, é necessário entregar ao produtor rural tecnologia, para que cada vez mais, a cultura do algodão ganhe destaque e se torne a principal commodity.
“Nós estamos na região que concentra a maior área de algodão da BR-163. É a região em que concentra o maior crescimento e é a região mais importante no que se refere à cotonicultura. Então, nós entendemos que precisávamos fazer um evento dessa envergadura”.
O Algodão em Foco é um evento técnico, onde reúne especialistas na cultura do algodão, técnicos e Engenheiros Agrônomos. Nesta segunda edição, estiveram presentes:
- Ricardo Atarassi – Consultor Técnico (Desiério-BA), que falou sobre o manejo nutricional e fisiológico para o algodão de altas produtividades;
- Ederaldo Chiavegato – Especialista em Ecofisiologia do Algodoeiro, debateu sobre estratégias para maximizar a eficiência dos insumos e processos investidos na cultura do algodão;
- Anderson Galvão – Especialista de Mercado, falou sobre Cenários e perspectivas da cotonicultura brasileira – principais desafios do mercado.
“A ideia foi realmente foi de trazer esse conhecimento, seja técnico de campo, seja a parte de mercado, que são duas coisas importantes para os cotonicultores. É um evento 100% focado no algodão e que pretendemos realizar por muito tempo, haja vista a importância de Lucas do Rio Verde para essa cultura” acrescentou Petri.
Com a missão de proporcionar aos agricultores a possibilidade de aproveitar ao máximo o potencial genético de suas plantas, a Stoller oferece ao cotonicultor, tecnologia de nutrição e fisiologia para o algodoeiro.
“Nós da Stoller temos o compromisso e estar cada vez mais perto do cotonicultor da região, auxiliando para que ele possa enfrentar os desafios de safra que a gente entende que a cultura do algodão enfrenta a todo ano. O evento Algodão em Foco é extremamente focado na visão do cotonicultor, justamente por entendermos que o eixo da BR-163 tem duas especificidades como janela de plantio, desafio climático, desafio de alta produtividade. Então a Stoller e Agro Baggio montou essa proposta para trazer essa discussão, onde nós possamos trazer mais segurança, sustentabilidade e ao final das contas, rentabilidade para os nossos produtores rurais, ou seja, os cotonicultores” destacou Rafael Berti, representante técnico de vendas da Stoller.