A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) do município de Nova Ubiratã (502 km ao Norte de Cuiabá), está desenvolvendo ações de incentivo para que os agricultores familiares forneçam seus produtos ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Neste ano, pela primeira vez, cinco agricultores familiares aderiram ao programa e comercializaram um total de R$ 72 mil e entregaram mais de 10 toneladas de alimentos para a merenda escolar.
O Extensionista da Empaer, Thiago Ribeiro, argumenta que para o ano de 2023, já estão previamente cadastrados 12 agricultores familiares. A previsão é comercializar em torno de R$ 255 mil e mais de 30 toneladas de produtos somente na sede do município. “Com esse resultado exitoso, conseguimos prospectar por meio da metodologia de trabalho, assistência técnica e organização continuada das cadeias produtivas. A intenção é ampliar o número de produtores”, explica.
A produção é acompanhada pelos técnicos da Secretaria de Educação.
Thiago conta que os trabalhos com as políticas públicas voltadas para o PNAE municipal, estão sendo articuladas desde o final de 2019. No entanto, com o início da pandemia da covid-19, em março de 2020, as aquisições de alimentos, via chamada pública, para a agricultura familiar, cessaram de vez. Ele esclarece, que foi o tempo necessário para organizar melhor as cadeias produtivas nas propriedades rurais e estabelecer um trabalho contínuo junto aos agricultores do município.
Foram realizadas reuniões e visitas nas propriedades rurais para verificar os produtos a serem entregues conforme a produção. Os produtores que aderirem ao programa vão entregar os seguintes produtos: alface, cheiro verde, couve, tomate cereja, mandioca descascada, banana da terra, banana nanicão, batata doce, pitaya, melancia, pimentão, quiabo, vagem, três tipos diferentes de abóboras, limão rosa e taiti, mamão, pepino e pimentão. “Estamos mostrando aos produtores que o objetivo é agregar valor aos seus produtos e garantir renda para a família”, enfatiza.
A Empaer estabeleceu parceria com a Secretaria Municipal de Educação que atende 1.100 alunos na sede do município e 1.300 alunos na zona rural. O trabalho conta com o apoio da secretária, Maria Kreff Venerando e da nutricionista, Amanda Cristina de Oliveira. O extensionista destaca que os agricultores de Nova Ubiratã têm potencial para aumentar o fornecimento para escolas. “A compra direta dos produtos da agricultura familiar para a alimentação na escola pode gerar renda, mas também perspectivas para as famílias do campo, além de oferecer alimentação de qualidade para os estudantes e contribuir para o desempenho escolar”, enfatiza.
O extensionista destaca que os agricultores de Nova Ubiratã têm potencial para aumentar o fornecimento para escolas
Conforme Ribeiro, foi desafiador convencer os agricultores a vender para o poder público. Teve que explicar que poderia ser viável economicamente para os que tinham interesse. “O programa é uma importante ferramenta no combate a pobreza e gera crescimento para os municípios que investem na alimentação dos alunos das escolas públicas. Os recursos são efetuados em 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro), para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino”, ressalta.