O agricultor Gilberto Cattani fará na noite desta sexta-feira (10) o lançamento de seu livro, intitulado: A SOCIALIZAÇÃO DA REFORMA AGRÁRIA E A DISTRIBUIÇÃO DA MISÉRIA.
O lançamento da obra acontecerá no Auditório dos Pioneiros, anexo à prefeitura municipal em Lucas do Rio Verde-MT, a partir das 19h00.
Morador do assentamento Pontal do Marapi, no município de Nova Mutum-MT, desde o ano de 1998, Cattani luta pela preservação dos direitos dos proprietários de terras, oriundas da Reforma Agrária.
“O livro na verdade, é um pedido de socorro pra atual Reforma Agrária que foi deturpada durante todo esse tempo pelo socialismo que foi implantado em nosso País, que vem criando sistematicamente mecanismos para que a Reforma Agrária não aconteça como acontecia no passado”, disse o agricultor, tomando como referência o município de Lucas do Rio Verde-MT, que surgir a partir de um pequeno assentamento.
“Lucas é o fruto de uma Reforma Agrária ainda do tempo do Regime Militar, aonde se dava o direito a propriedade. O livro, busca na verdade, que possamos requerer junto às autoridades, o direito de propriedade negada às pessoas que estão num assentamento de Reforma Agrária legalizado e não em um acampamento que chamam de Reforma Agrária”, comentou.
No livro, o autor cita diversas situações sobre a Reforma Agrária no Estado de Mato Grosso.
“O principal objetivo do livro é dar um grito de alerta para que realmente a Reforma Agrária cumpra seu papel, que é fazer que uma área improdutiva se torne produtiva, através do trabalho de agricultores. Vemos que hoje muitos assentamentos se tornaram favelas rurais em meio a grandes propriedades, pois justamente uma pessoa não consegue produzir mais por não ter o direito de propriedade”, acrescentou o agricultor.
Ex morador de Lucas do Rio Verde, Gilberto Cattani é casado e pais de três filhos. Atualmente reside no assentamento Pontal do Marapi em sua propriedade rural, de onde tira o sustento de sua família.