A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos divulgou, no Diário Oficial que circulou nesta quarta-feira (23.01), o resultado do processo seletivo dos agentes penitenciários estaduais, que vão compor a Força-tarefa de Intervenção Penitenciária organizada pelo Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça. Foram classificados 11 agentes, que atenderam aos requisitos do edital de seleção, sendo que vão compor a força-tarefa os 5 primeiros.
A participação de agentes penitenciários do estado está prevista no Convênio de Cooperação Federativa 28/2017 celebrado entre a União e o Governo de Mato Grosso, para atuar em situações de crises nos estabelecimentos penitenciários das unidades da federação de acordo com as normas estabelecidas no Edital e as necessidades da FTIP.
O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, observa que o convite para Mato Grosso integrar a FTIP reforça a qualidade e destaque profissional dos agentes penitenciários. “Nossos agentes têm um nível de excelência operacional que se destaca e é referência no país”, comentou.
Os selecionados deverão se apresentar à FTIP, em Brasília. Todos os custos da participação na força-tarefa são de responsabilidade do Depen. A equipe vai participar incialmente de uma ação no estado do Ceará. Outros estados da federação também foram convidados pelo Departamento Penitenciário Nacional.