O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), registrou 3,03 milhões de passageiros no ano de 2018, uma alta de 5% em relação à 2017, quando foi registrado 2,9 milhões de viajantes. O aeroporto é o mais movimentado do Estado e alcançou nota 4,5 no índice de satisfação geral dos passageiros, atingindo a meta do Governo Federal que é de 4,0.
Os dados foram divulgados pelo Ministério da Infraestrutura (antigo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil).
O terminal cuiabano é um importante instrumento de desenvolvimento do estado, tanto como porta de entrada para o turismo, quanto para transporte de empresários dos mais diversos segmentos; funcionando também como ferramenta de integração nacional, distribuindo o fluxo de passageiros para os grandes centros do país.
O superintendente interino do Aeroporto Internacional de Cuiabá, Laelson do Nascimento, ressalta que infraestrutura e os serviços do aeródromo estão prontos para atender toda a demanda, com alto nível de segurança e conforto aos passageiros. “A expectativa é de que em 2019 a movimentação continue crescendo, uma vez que o agronegócio em Mato Grosso aumenta a cada dia, bem como o turismo na região do Pantanal”, conta.
Localizado estrategicamente na região metropolitana de Cuiabá, o Aeroporto Marechal Rondon é a principal porta de entrada para o Pantanal Mato-grossense e para o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que abriga as cachoeiras e cascatas mais belas do estado.
O terminal tem capacidade para atender 5,6 milhões de usuários ao ano, e opera voos das companhias aéreas Avianca, Azul, Gol, Latam e Asta, que ligam a cidade a destinos como Brasília (DF); Goiânia (GO); Rio de Janeiro (RJ); Vilhena, Jí-Parana e Porto Velho (RO); Belém (PA); Rondonópolis, Tangará da Serra, Juína, Juara, Sorriso e Alta Floresta (MT); Guarulhos, Congonhas, Campinas e São José do Rio Preto (SP), além de conexões. A movimentação média diária de aeronaves em 2018 foi de 46 voos comerciais regulares entre pousos e decolagens.