Mais um avião de pequeno porte foi obrigado a fazer um pouco forçado em Mato Grosso devido uma pane elétrica, na noite de sábado (18), no município de Guarantã do Norte (distante 735km de Cuiabá).
O avião Beech Aircraft A36 estava a caminho de Roraima. A aeronave pertence a uma empresa de lá e quando passava por Guarantã apresentou problemas.
O piloto estava sozinho e conseguiu sair do avião sem ferimentos. Ele caiu numa região de mato denso, mas rasteiro, próximo a uma fazenda que fica vizinha do aeródromo da cidade.
Esta manhã, foram feitas buscas novamente no local com apoio da Polícia Militar e o avião foi encontrado bastante danificado. De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave pertence a uma empresa de Boa Vista (RR), tem capacidade par cinco passageiros e não tem autorização para operação de táxi aéreo. O avião que foi fabricado 1977 e tem capacidade de decolar com peso máximo de 1.633 quilos.
Agora, o Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VI) da Força Área Brasileira (FAB) deve ser acionado pela Polícia Civil para fazer as análises necessárias do avião para ajudar apontar o motivo da queda.
Na semana passada, em Campo Verde (139 quilômetros de Cuiabá), o avião modelo Comp Air caiu no plantio de algodão de uma fazenda, pegou fogo e ficou completamente destruído. O piloto morreu carbonizado.
Em Nova Mutum, um avião agrícola caiu e o piloto, de 48 anos, foi trasladado para UTI em Sorriso. Na última terça-feira, ele teve a sedação retirada e já apresentou evolução satisfatória no quadro clínico. Os médicos ainda estão avaliando para saber sobre as sequelas neurológicas devido ao Traumatismo Craniano grave que teve.