Os adolescentes do Centro Socioeducativo de Cuiabá, antigo Pomeri, participaram nesta terça-feira (31.05) do Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT). Na oportunidade, os participantes puderam conhecer na prática diferentes conceitos de ciência e tecnologia.
A exposição faz parte do Programa de Formação Continuada (POS) dos adolescentes em conflito com a lei do Centro de Socioeducativo de Cuiabá, que em parceria com Seciteci levou os experimentos científicos e tecnológicos aos internos da unidade, a fim de ampliar o acesso à cultura e lazer dos internos.
A exposição foi montada na quadra de esportes da unidade e cada um dos menores vivenciou na prática os diferentes conceitos de ciência e tecnologia que estão diretamente relacionados ao cotidiano e com o conteúdo de sala de aula. O Circuito Itinerante levou sete temas, relacionados à energia estática, força motriz, além de misturas heterogêneas.
Conforme o diretor da internação masculina, Urias Avelino Dantas, todas as iniciativas promovidas pela unidade estão alinhadas com a meta de reduzir a reincidência dos menores em atos infracionais, a promoção e o desenvolvimento dos adolescentes em conflitos com a lei ao ambiente social e familiar.
“O foco da atual gestão é levar cultura, conhecimento e lazer aos adolescentes, também mostrar a eles a ampla rede de serviços para que, quando forem reintegrados à sua família, possam saber onde buscar seus direitos necessários para continuar sua evolução como cidadão de bem”, disse.
A coordenadora de Popularização da Ciência (Seciteci), Marilene Borges Passos, lembrou que a ideia do circuito itinerante é descomplicar a ciência na rotina dos estudantes. “Nós trazemos a ciência de uma forma descomplicada, divertida e didática para popularizar a ciência. Aqui os adolescentes podem experimentar e entender na prática os conceitos aprendidos em sala de aula”.