O jovem mato-grossense Eduardo Pereira, de 17 anos, é um dos premiados na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Física, realizada este mês de setembro no Instituto Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso. Eduardo é morador de Várzea Grande e recebeu a medalha de bronze pelo terceiro lugar na competição.
Estudante do terceiro ano do Ensino Médio no Colégio Salesiano São Gonçalo, Eduardo é apaixonado por exatas e sonha em fazer faculdade no Instituto Tecnológico de Aeronáutica em São José dos Campos (SP), considerada uma das melhores do Brasil. “Gostaria de me formar em engenharia de computação, pois é uma importante profissão no cenário nacional e as olimpíadas nacionais nos preparam para maiores desafios”, diz.
“Para apoiar os alunos, contamos com a disponibilidade de professores capacitados para tirar dúvidas relativas à teoria ou aos exercícios que os alunos tenham dificuldade. Estamos satisfeitos com o resultado alcançado e o aluno Eduardo irá participar em outubro da próxima etapa nacional da olimpíada.”, explica o diretor do Colégio Salesiano São Gonçalo, padre Paulo Vendrame.
Como dica para os demais estudantes, Eduardo sugere o estudo regular, evitando fazer apenas exercícios fáceis, para sair da zona de conforto e se desafiar mais frequentemente conteúdos mais difíceis, entendo as fórmulas e não apenas decorá-las. Por fim pontua: “Ao se deparar com exercícios difíceis, tentar resolvê-los por um período de tempo razoável, evitando olhar a resolução rapidamente”.