A Polícia Civil de Mato Grosso, em ação conjunta com órgãos federais, deflagrou na manhã desta quinta-feira (1º) a Operação Mão de Ferro em Rondonópolis. A operação, que teve como alvo um adolescente de 16 anos, resultou na apreensão de materiais com conteúdo chocante, incluindo apologia ao nazismo, cyberbullying, automutilação e imagens de crimes violentos.
Durante o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Inipo) de Cuiabá, os policiais civis encontraram em dispositivos eletrônicos do adolescente um verdadeiro arsenal de conteúdo perturbador. Além de apologia a ideologias extremistas e incitação à violência, foram encontradas imagens de abuso contra animais, cenas de morte e compartilhamento de senhas de sistemas de segurança pública de outros estados.
As investigações tiveram início a partir de informações recebidas pelo Laboratório de Inteligência Cibernética do Ministério da Justiça, com o auxílio da Adidância da Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI), da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília. A Polícia Civil de Mato Grosso atuou de forma rápida e eficiente para identificar e localizar o adolescente responsável pela disseminação desse conteúdo criminoso.